2011 - Severo Salles de Barros
Graduação em 1950, nas na Universidade Rural do Brasil- RJ em 1950. Começou sua vida profissional como inspetor veterinário da Secretaria da Agricultura. Atuou no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF). Iniciou a carreira de professor de Patologia Veterinária na UFRGS. Mais tarde, passou pelo Instituto da Escola Superior de Veterinária de Hannover. Foi convidado a ministrar aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1964. Coordenou o Convênio com Hannover (1980 a 1990), sob o auspício da Sociedade Alemã para Cooperação Técnica, e o Programa Patologia Ultra-Estrutural (1984 a 1987). Encerrou sua carreira como docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em julho de 2011 lhe foi outorgado o título de Associado emérito da ABPV.
2013 - Antonio Carlos Alessi
Graduação em Medicina Veterinária (Unesp Jaboticabal 1976). Atuou no Serviço de Inspeção Federal - SIF até 1978. Professor contratado pela Unesp Jaboticabal, Departamento de Patologia Veterinária, em 1978. Doutorado em Patologia Experimental e Comparada (USP - FMVZ 1984). Pós-doutorado na University of Cambridge UK (1989-1990). Livre-docência pela Unesp Jaboticabal (1991). Professor titular (1998) aposentado da Unesp Jaboticabal, Departamento de Patologia Veterinária, nas disciplinas de graduação Patologia Geral, Patologia Animal e Deontologia Veterinária. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Neuropatologia, Neoplasias, Ferramentas para o Diagnóstico Anatomopatológico e Bovinos. Em julho de 2013 lhe foi outorgado o título de Associado emérito da ABPV.
2015 - Dominguita Lühers Graça
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1978) e doutorado em Veterinary Pathology - University of Cambridge, UK (1986). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Neuropatologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico anatomopatológico, modelos experimentais de desmielinização tóxica e bases morfológicas da cirurgia restauradora. Durante os anos de 1993-1997 foi Coordenadora Nacional de Medicina Veterinária da CAPES. Foi pesquisadora do CNPq nos anos de 1987-2007. É professora Aposentada do Departamento de Patologia da UFSM desde 2007 e Professora Voluntária (2010-2013) do Departamento de Clínica de Pequenos Animais da UFSM. Foi Professora Visitante da USP e da UFMG. Coordenou o Comitê de Saúde Animal da AUGM (Asociación de Universidades del Grupo Montevideo- 2007-2013). Foi Editora Chefe do Brazilian Journal of Veterinary Pathology (2012-2014). É membro da Diretoria da APEMSMAR (Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região) desde 2010; presidiu a entidade entre 2011-2014. Em julho de 2015 lhe foi outorgado o título de Associado emérito da ABPV.
2017 - Claudio Severo Lombardo de Barros
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1969), PhD em Patologia Veterinária pela Colorado State University, Fort Collins EUA (1980) e Pós-Doutorado pelo Instituto de Patologia Veterinária da Justus Libieg Universität (1984), Giessen, Alemanha. Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria e Professor Visitante (CAPES/FUNDECT) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Comitê Científico de Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis para assessoramento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, membro do Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA), membro da Associação Brasileira de Patologia Veterinária (ABPV), membro honorário do American College of Veterinary Pathologists (ACVP). Membro Emérito da Associação Brasileira dez Patologia Veterinária. Membro do Colégio Brasileiro de Patologia Animal. Recepiente do prêmio Paulo Dacorso Filho edição 2016, conferido pelo CFMV. Áreas de interesse incluem diagnóstico em patologia veterinária, doenças de ruminantes e equinos, patologia sistema nervoso e doenças causadas por plantas tóxicas. Em julho de 2017 lhe foi outorgado o título de Associado emérito da ABPV.
2019 - Maria Cecília Rui Luvizotto
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Unesp (1976) e doutorado em Medicina Veterinária pela mesma Instituição (1992). Professora aposentada da Unesp, atuou inicialmente no Campus Botucatu e posteriormente no Campus Araçatuba. Entusiasta do estudo e identificação da Leishmaniose canina no Estado de São Paulo, apresenta como áreas de interesse incluem diagnóstico em patologia veterinária, leishmaniose, câncer de mama, encefalites causadas por vírus e doenças do trato urinário. Em julho de 2019 lhe foi outorgado o título de Associado emérito da ABPV.
2021 - Eulógio Carlos Queiróz de Carvalho
É graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1972), Niterói. Ex-Professor Titular do Departamento de Patologia da UFF. Concluiu o mestrado em Ornitopatologia e doutorado em Patologia (Anatomia Patológica no Hospital Universitário Antônio Pedro), pela mesma UFF, em 1993. Atualmente é professor extraordinário visitante (Titular) da Universidad Nacional de Rio Cuarto - Córdoba - Argentina, Consultor da Universidade Federal de Goiás e Prof. Associado I da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Foi estagiário do Laboratory of Stormont da Queen´s University of Belfast, na Irlanda do Norte. Publicou 210 artigos em periódicos especializados, três capítulos de livros, um de "Patologia Veterinária" e 189 trabalhos em anais de eventos. Possui 43 itens de produção técnica. Participou de 15 eventos no Brasil. Orientou 20 dissertações de mestrado e coorientou 10 discentes nesta categoria, orientou 13 teses de doutorado e coorientou 3 , além de ter orientado 15 trabalhos de iniciação científica e 30 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Morfologia. Recebeu 24 prêmios e/ou homenagens. Atualmente coordena 8 projetos de pesquisa. Atua na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Patológica. Em julho de 2021 lhe foi outorgado o título de Associado emérito da ABPV.
2023 - Franklin Riet Correa Amaral
Possui graduação em Medicina Veterinária - Universidad de La República (1968), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1982) e doutorado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (1999). Foi pesquisador do Laboratorio de Investigaciones Veterinárias do Uruguai entre 1968 e 1977. Foi professor titular da Universidade Federal de Pelotas até o ano 2002 e da Universidade Federal de Campina Grande até o ano de 2014. Em 2014 criou a Plataforma de Salud Animal do Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA) do Uruguai, onde permaneceu como coordenador até março de 2020. Em novembro de 2020 ingressou como professor visitante no Programa de pós-graduação em Ciência Animal nos Trópicos. Atualmente é professor colaborador e orientador do programa de pós graduação em Medicina Veterinária da UFCG, em Patos. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Patologia de diagnóstico, plantas tóxicas, doenças de ruminantes e equinos. Tem mais de 600 trabalhos científicos publicados e orientou 33 teses de doutorado e 63 de mestrado, além de 9 pós-doutorados. Recebeu o Prêmio Silvio Torres em 1988 da Sociedade Riograndense de Medicina Veterinária, Prêmio Destaque 2000 da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul, Prêmio O Futuro da Terra, Diário do Comércio e Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul em 1988, Honra ao Mérito, concedido pela Universidade Federal de Campina Grande em setembro de 2015, Prêmio Professor Paulo Dacorso Filho 2010, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Prêmio Morosoli de Ciencia y Tecnologia (Uruguai) em 2018, Prêmio Miguel C Rubino (Uruguai) em 2018, The Lifetime Achievement Award of the International Symposium on Poisonous Plants in 2018. Em 2019 recebeu homenagem pelos 35 anos do Hospital Veterinário e 15 anos do Programa de pós-graduação da UFCG em Patos. Em 2018 recebeu homenagem do X Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário, em Recife, PE, e da Universidade Federal de Pelotas pelos 40 anos do Laboratório Regional de Diagnóstico da UFPEL. É membro da Academia Uruguaia de Veterinária desde 2003 e membro da Academia Uruguaia de Ciências desde 2019. Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas, em agosto de 2019. Em 2019 recebeu o premio da Academia Nacional de Medicina Veterinária do Uruguai ao melhor trabalho científico do período 2018-2019. Em 2022 foi designado como Honorary Member of the American College of Veterinary Pathology. Em julho de 2023 lhe foi outorgado o título de Associado emérito da ABPV. Assista ao vídeo (clique aqui) e leia o texto da homenagem produzido pela equipe da ABPV (clique aqui).