Como é de conhecimento público, a Associação Brasileira de Patologia Veterinária – ABPV tem como princípio norteador contribuir para a evolução da Patologia Veterinária no País, fato este que depende bastante da Pós-graduação, a qual é parte inerente à este processo e à formação dos patologistas. A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), desde a década de 1950 exerce papel fundamental na formação de recursos humanos de alto nível no País e, uma vez que é órgão responsável pelo gerenciamento analítico e de apoio financeiro dos cursos de Pós-graduação no Brasil, bem como acordos de cooperação internacional, dentre os quais aqueles ligados à área de atuação da ABPV.
A ABPV, vem a público manifestar sua profunda preocupação com a instabilidade na área de Ciência e Tecnologia que acomete o País e com as mudanças associadas com a coordenação da CAPES. Por termos certeza da importância da missão da CAPES, a ABPV alerta para as consequências que a instabilidade nessa agência terá ao desenvolvimento do Brasil e, como sempre, a ABPV expressa sua disposição em contribuir com a comunidade científica no sentido de garantir a qualidade do sistema de pesquisa nacional, caracterizada pelo apoio constante à Ciência, Tecnologia e Inovação.
Em suma, espera-se que a indicação dos quadros siga a compatibilidade com a função e a importância para a Pós-graduação e consequente formação de recursos humanos necessários ao desenvolvimento nacional. além de prezar pelo papel de atores de ilibada reputação em posições estratégicas.
Diretoria da ABPV